Atualidades

A hora da virada

Edney Quaresma, que opera cursos online há 21 anos, diz que a demanda repentina deve ser bem aproveitada

Por 2min
9 de abril de 2020

Na quarta-feira (8 de abril), a quarentena de lives da Reserva trouxe Edney Quaresma, CEO da Really Experience, escola de inglês, que falou sobre a transformação no mindset do consumidor, que de uma hora para outra se viu obrigado a comprar majoritariamente online. Uma oportunidade para quem se preparar.

Localizada nos Estados Unidos, ela transmite de lá aulas com professores americanos para as escolas do Brasil – do kids ao high school americano. Como ele define, “só é preciso sair do Brasil na hora de fazer faculdade”. Há 21 anos empreendendo, Quaresma define o momento atual como “o mais complexo que já viveu”.

– Sempre tive negócio de educação voltado para o mercado online, e acho que isso nos trouxe uma certa bagagem para enfrentar esse momento. Nossas aulas não foram afetadas, nossos 10 mil alunos estão assistindo a aulas de casa – explica.

O empreendedor acredita que o momento é ideal para a “virada” de muitos negócios que ainda não mergulharam no mundo digital. Um dos cursos de Quaresma, aliás, é sobre digitalizações de empresas.

– Após a pandemia é necessário que tenhamos foco no que queremos de fato aprender. Estamos vivendo um boom de lives e ensinos à distância, mas depois vamos precisar de foco para entender o que de fato faz sentido na nossa vida e o que queremos aprender daqui pra frente. Senão teremos uma gordura de aprendizado sem de fato aplicar isso, e nós só aprendemos ao aplicar nossos conhecimentos na vida real – avalia o especialista, que acredita que as pessoas e empresas devem tentar sair da pandemia melhores do que quando entraram nela.

Para ele, é importante cada um entender suas habilidades, de que conhecimentos e ferramentas técnicas dispõe para, a partir daí, fazer um plano de ação para monetizar em cima disso.

– A transformação da mentalidade do consumidor, que nós esperávamos que se daria num período de dois a três anos, aconteceu em dois meses. O mindset na compra online já está muito bem estruturado na cabeça do cliente – garante Quaresma, para quem o gargalo se dará na hora do atendimento online. – Você precisa estar estruturado para a demanda do universo online, o seu time vai precisar se dedicar a esse momento de grande fluxo, que pode ser um fluxo que você nunca teve antes.

 

hora da virada