O Instagram completou 10 anos no mês passado a pleno vapor – sua funcionalidade Reels, lançada em julho, deu um novo gás na batalha contra o concorrente chinês Tik Tok, o app mais baixado no mundo nos últimos tempos. No Brasil, o “Insta” nunca perdeu a majestade como rede social preferida das marcas, por entregar alto engajamento e alcance, além de permitir vendas e direcionamento dedicado, como bom produto do Facebook.
Neste cenário, esta semana o perfil da Reserva atingiu o icônico marco de 1 milhão de seguidores, após 7 mil posts e mais de 2 milhões de compartilhamentos. Conversamos com as responsáveis pelo perfil, para ajudar a entender como criar um Instagram de sucesso, a partir do case Reserva.
– O Instagram tem um papel fundamental na eficiência da transmissão de voz de marca. É uma das plataformas mais importantes hoje de comunicação. Através dele a marca se posiciona e interage com seus clientes, sua comunidade. Tem infinitas formas de serem usadas e é muito importante ter amplitude na hora de usar a ferramenta – afirma Naiana Lemos, diretora de Voz de Marca da Reserva.
Juliana Perez, coordenadora de Mídias Sociais da Reserva, dá a dica para quem vai começar a aventura agora ou pretende reformular sua conta corporativa:
– Conheça o seu público, interaja com ele e escute o que ele tem a dizer. Construa essa plataforma junto com ele.
Antes de começar a comunicação, é importante ter claro quem é e ao quê se propõe a marca, assim como identificar as personas que representam o cliente.
– Depende muito do seu tipo de público e do contéudo que ele gosta de consumir em relação a sua marca. Indico fazer um estudo bem aprofundado de quem é o público da sua marca nas mídias sociais e fazer testes com ele durante alguns meses com posts de diferentes categorias e ver o que vai performar melhor – diz Juliana Perez. – Outra dica é: se relacione com o seu público, seja interativo e pergunte o que ele gosta de ver no Instagram através de enquetes e caixas de perguntas. Só assim, você vai conseguir saber quais posts fazem mais sucesso.
O relacionamento com o público, aliás, e como um relacionamento pessoal: deve acontecer na saúde e na doença. Porque muitas vezes o público vai procurar o Instagram para levar reclamações, em vez de procurar outros canais da empresa.
– Temos uma equipe de SAC que trabalha 24/7 pra não deixar de responder ninguém. É muito importante pra nós que o seguidor/cliente seja respondido da melhor forma e mantenha esse canal aberto com a gente. Ter a resposta de quem nos segue é a melhor maneira de entender se o nosso trabalho tá agradando e dando certo – explica Laura Borba, produtora de conteúdo responsável pelos posts da Reserva.
A essa altura já deve ter ficado claro que o Instagram não é uma ferramenta para ser desenvolvida nas horas vagas, nem por profissionais sem a qualificação necessária. No caso da Reserva, a equipe conta com quatro profissionais – além de Laura e Juliana, uma designer e uma RP –, que são supervisionadas por Naiana. Elas se reúnem mensalmente para mapear as datas importantes e trazer ideias de como abordá-las, e semanalmente para alinhar calendário e rotina.
– Organizamos tudo em um cronograma de postagens, conciliando as principais datas do varejo, lançamentos Reserva, datas comemorativas, conteúdos com influenciadores e conteúdos importantes pro posicionamento – conta Laura. – Depois, organizamos o feed unindo conteúdo à estética. Durante o dia a dia, faço o roteiro de cada um desses conteúdos, de feed e stories, e a Luíza , designer, faz o layout. Depois, agendamos o post e ele vai ao ar. Como temos um volume grande de conteúdo, organização, na minha opinião, é a palavra-chave dessa equipe – diz.