Atualidades

Na Reserva, ‘exemplo arrasta’

Reserva é apontada como uma das melhores empresas no Ranking Geral de Cultura Ética, com base em avaliações

Por 2min
18 de setembro de 2020

A Reserva foi apontada como uma das melhores empresas no Ranking Geral de Cultura Ética, elaborado pela Ethical System a partir de um modelo conceitual. A marca figura em segundo lugar entre as empresas de Varejo e Atacado.

O ranqueamento é feito com base em 376.765 avaliações de colaboradores de 1.871 organizações brasileiras, postadas no website Glassdoor de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. Como critério de corte, são necessárias ao menos 50 avaliações.

Segundo a Virtuous Company, “promover uma Cultura Ética é a chave para prevenir comportamentos antiéticos em qualquer organização”.

O resultado traz a Westwing em primeiro lugar no setor, com a Reserva em segundo. Privalia, Fnac, Magazine Luiza, Grupo Trigo, Mobly, YouCom, MadeiraMadeira e Lojas Bemol fecham o top 10.

Nos recortes “Orientação Para o Bem Comum”,”Empatia” e “Liberdade Para Falar”, a Reserva também aparece entre as 10 primeiras. Nos recortes por aspectos negativos, a empresa não está listada.

Em março deste ano, a Reserva conseguiu o selo de empresa B. Na ocasião, Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B, comentou:

– As empresas certificadas B comprovadamente atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade fiscal, sempre equilibrando prosperidade financeira e propósito. As Empresas B estão acelerando uma mudança de cultura global que redefine o sucesso nos negócios e constrói uma economia mais inclusiva e sustentável.

Ao contrário do Ranking de Cultura Ética, a pontuação do sistema B é feita de forma técnica, e não subjetiva. Os critérios e exigências para certificação abrangem cinco principais áreas: Governança (inclusão das Cláusulas B no contrato social da empresa);  Trabalhadores (direitos como a licenças maternidade de 6 meses e paternidade de 45 dias, entre outros aspectos); Comunidade (que leva em consideração, por exemplo, o impacto social provocado pelo projeto 1P5P), Meio Ambiente (entre outras medidas, o grupo conta com a chancela do selo ABVTEX); e Clientes (levando a cabo o propósito de “Cuidar, emocionar e surpreender”).

Como diz Rony Meisler, CEO da Reserva: “Se o conselho é bom, o exemplo arrasta“.