Atualidades

Roupas sem coronavírus

Listamos algumas dicas para desinfectar suas peças e mantê-las livres da ameaça do Covid-19

Por 2min
24 de abril de 2020 Atualizado em 03/06/2020 às 15:15

como desinfectar suas roupas

 

Recebemos perguntas de nossos seguidores no Instagram, e muitas delas dizem respeito aos cuidados necessários para ter roupas livres do coronavírus. Aqui vão algumas informações e dicas preciosas sobre como desinfectar suas roupas, fornecidas por Bia Lobato, gerente de Engenharia de Produto e Qualidade da Reserva:

1 – Se realmente não for possível ficar em casa – tipo uma ida ao mercado, por exemplo –, o ideal é lavar suas roupas na volta, além de tomar banho para uma desinfecção completa. “É possível que as roupas sejam fonte de contaminação se tiverem contato com gotículas de pessoas infectadas ou com superfícies infectadas”, diz Bia. Alguns estudos realizados até agora dizem que essa possibilidade existe, embora seja muito pequena. Mas a lavagem resolve, uma vez que água + sabão, como se sabe, é uma combinação letal para o vírus.

2 – O mesmo vale para roupas novas recebidas pelo correio (o excesso de zelo, aqui, é uma ótima medida). Antes de mais nada, verifique se ela é exatamente a peça que você queria, no tamanho e na cor; se estiver tudo OK, descarte a embalagem de papelão (ou a mantenha numa quarentena própria), que pode carregar o vírus por até 24h. “Antes do primeiro uso, lave essa roupa”, aconselha Bia.

3 – É importante prestar atenção às indicações de lavagem que vêm com cada peça de roupa, seja em etiquetas ou silks internos. Não é porque tem um vírus por aí que você precisa fazer diferente. “Primeiro, separe sempre as roupas por cor; em segundo lugar, separe as roupas por tipo de tecido; e, em terceiro e mais importante: siga as orientações de lavagem, que garantem maior cuidado e durabilidade das peças”, diz Bia.

4 – Em relação às máscaras de pano caseiras, Bia lembra que a fórmula água + sabão continua valendo. Se for fazer a solução de sabão com água sanitária (outra opção válida), saiba que elas vão desbotar. Também por isso, mantenha suas roupas longe: “Em panos, água sanitária mancha, desbota e danifica”, explica Bia.

5 – Sobre sapatos: idealmente, ao voltar da rua, deixe seus sapatos do lado de fora ou na entrada de casa. E isso vale para tempos sem Covid-19 também. Sapatos trazem bactérias e vírus para casa. “É importante ver as etiquetas com instruções, pois não devem ser lavados com sabão na parte dos tecidos e couros, somente na sola, que tem contato com o chão. Use uma escovinha e água corrente com cuidado”, ensina Bia. “E não deixe, jamais, calçados de molho”, finaliza.

6 – Importante salientar que esses cuidados valem para não-infectados. “Para infectados, o procedimento é diferente. Não só de isolamento da pessoa, mas de toda a roupa, talheres e utensílios do dia a dia”, lembra Bia Lobato.

A propósito: aqui falamos sobre os cuidados que se deve ter com as barbas.