Causas

Ajuda virtual contra o desperdício

Aplicativos e sites facilitam a vida do consumidor que não quer jogar comida fora

Por 2min
2 de março de 2020 Atualizado em 11/03/2020 às 11:31

Você sabia que o desperdício de alimentos produzidos no mundo chega a 30%? Só no Brasil, onde 1 em cada 4 pessoas não sabem se vão comer a próxima refeição e 7 milhões de pessoas passam fome, 70 mil toneladas de comida são jogadas fora diariamente. Você pode se engajar no combate ao desperdício com algumas ações bem simples, ao alcance da mão. Aqui vão algumas dicas:

1 – Comprar apenas o necessário é ponto-chave para o não-desperdício. Por isso, aplicativos como o Colher de Chá ajudam a planejar as compras a partir de receitas customizáveis. Comprando melhor, desperdiça-se menos. Clique aqui pra baixar na AppStore, e aqui na Google Play.

2 – Já o app FoodKeeper ensina a armazenar corretamente cada alimento, para manter suas propriedades. Aqui para quem é de iPhone e aqui pra quem é de Android.

3 – Com o Best Before (em inglês), você nunca mais vai esquecer o prazo de validade daquele iogurte escondido no fundo da geladeira. E, consequentemente, não jogará fora. 😉  Google / Apple

4 – Aos poucos, novas iniciativas locais vão surgindo. Na Europa, o app Karma criou uma rede através da qual restaurantes e cafés deixam de jogar fora seus excedentes, vendendo pela metade do preço para os usuários do aplicativo. Uma ideia parecida já está em atividade no Paraná, a SavEat – Consumo Inteligente.

5 – Quem é de SP já pode conhecer a Fruta Imperfeita, delivery de cestas de frutas de legumes boas para o consumo, mas sem a melhor aparência – às vezes grandes demais, pequenos demais ou com formatos estranhos. O importante é que a essência nutritiva esteja intacta.

6 – No Rio nasceu o Favela Orgânica, projeto de consumo consciente e gastronomia alternativa que compartilha receitas para o aproveitamento integral dos alimentos.

7 – Quer mais dicas? Acesse Sem Desperdício, e se inscreva no desafio #UmaManiaAmenos. Durante 10 dias você vai receber mais informações sobre como evitar o desperdício no seu dia a dia. A iniciativa é da WWF, da FAO e da Embrapa.

8 – Aqui na Reserva, fazemos a nossa parte com o programa 1P5P. A cada peça vendida nas lojas ou no site, 5 pessoas são alimentadas, através de uma parceria com o Banco de Alimentos e o Mesa Brasil. A ação já inspirou outras empresas a desenvolver ideias semelhantes. Vamos levar adiante?