Causas

Roupa feita de lixo

Conheça nossa linha sustentável, feita com tecido reciclado, com o mesmo conforto e qualidade de sempre

Por 2min
6 de outubro de 2020

Com nossa linha Reserva Circular, o que era lixo virou roupa – com a mesma qualidade de sempre, claro. Vamos explicar.

A camisa polo Upcycling é feita a partir de tecido desfibrado

Você provavelmente já ouviu falar que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo – ela responde por cerca de 10% das emissões de gases geradores do efeito estufa, o que significa mais que a aviação e o transporte marítimo juntos. É também o segundo setor da economia que mais consome água, produzindo cerca de 20% das águas residuais do planeta.

É aqui que entra a Reserva Circular e o conceito de “roupa feita de lixo”. Um dos compromissos assumidos pela Reserva – que, aliás, contou pontos para que a marca recebesse o certificado de Empresa B, uma comunidade global de empresas que equilibram lucro e propósito – é justamente fortalecer os processos de produção sustentável, que impactem o planeta o mínimo possível.

A linha foi desenvolvida a partir de sobras de malhão, meia malha e piquê. Em vez de serem simplesmente descartados, como é a praxe da indústria, decidimos reciclar esses tecidos. Os fios foram destecidos e tecidos novamente, dando novo significado aos restos – que seriam lixo.  As peças são inacreditavelmente confortáveis: tudo leve, com toque muito macio e aquela aparência meio rústica, de peça com história e jeitinho de usada. Enfim, uma roupa feita de lixo, mas que é novinha e tem alta qualidade.

E se o lixo vira produto novo, o que acontece quando o novo vira usado? Aí entra a Troc, e ele vira novo, de novo. A Troc é uma plataforma online que transforma roupas sem uso em peças novas pra alguém – um ciclo de produto verdadeiramente sustentável, como explicou aqui a fundadora da Troc, Luanna Toniolo (a propósito: fizemos o primeiro episódio do nosso podcast com ela; ouça aqui).

A economia circula e todo mundo ganha, inclusive o mundo.