consultoria de estilo

A melhor calça do mundo

Conversamos com o estilista Igor de Barros para entender por que a calça Casual Flex da Reserva merece esse título

Por 2min
8 de junho de 2020

Talvez você já tenha ouvido falar da “melhor calça do mundo”, um lançamento recente da Reserva. E é possível que tenha imaginado que esse apelido seja puramente comercial. Não é. Hoje vamos explicar por quê, contando a história do desenvolvimento do produto. Afinal, por que ela merece esse título?

– A calça foi um desafio lançado pela diretoria. A proposta foi construir uma calça que tivesse todos os atributos para a versatilidade do dia a dia e que pudesse ser a única calça numa mala de viagem – explica Igor de Barros, estilista da Reserva.

Ao ser desafiado, porém, Igor não imaginava que entregaria um produto merecedor desse aposto. Mas ele mesmo se surpreendeu com o resultado. Batizou a peça de “Casual Flex”. Mas o próprio designer concorda com a forma superlativa como é chamada.

– A princípio a ideia era fazer uma calça casual ultraconfortável, com um visual bastante clean e bolsos funcionais. Mas no momento da pesquisa da matéria-prima, focada em outros produtos, surgiu esse tecido pensado que, com pequenos ajustes no maquinário, podia deixar a calça ainda mais versátil, e foi o que aconteceu – lembra Igor.

O tecido em questão é a poliamida (85% da composição), tida como o mais nobre dos sintéticos. Estável, ela garante a longevidade da peça, sem deformações a quente, e tem como característica uma secagem rápida (os outros 15% da calça são de elastano, o que garante muita elasticidade ao produto). Também é altamente respirável, além de ser biodegradável (isso significa que, uma vez num aterro sanitário, ela se decompõe em três anos). Enfim, tantos atributos começam a desenhar um produto inigualável.

 

melhor calça do mundo

 

– É altamente tecnológica, com acabamentos antimicrobianos e antiodores, com repelência a água na parte externa – acrescenta o designer.

Com tantos detalhes, a calça ganhou todos os lugares de uso. A ponto de, na visão do departamento de Estilo da Reserva, ser tratada como “clássica”. O design limpo/seco e a mobilidade obtida pelo conforto do tecido fazem dela uma peça muito urbana e versátil.

– Para o seu desenvolvimento, atributos de design, tecnologia e funcionalidades foram dosadamente unidos – observa Igor.

A cereja do bolo são os bolsos, ergonomicamente localizados, um deles adaptado para o celular, e zíperes de segurança. Mas tem mais: do lado avesso, na altura do tornozelo, ficam barras reflexivas, para que o usuário também a utilize a bordo de uma bike, à noite, voltando do escritório.

E aí, é ou não a melhor calça do mundo?

Para conhecer outros produtos em detalhe e propostas de looks, veja nossa seção Consultoria de Estilo.