consultoria de estilo

Quer eficiência? Camiseta preta

Seja pela lógica de Steve Jobs ou por qualquer outra razão, a peça básica virou a queridinha de todas as horas

Por 2min
21 de agosto de 2020

Você não precisa ser um applemaníaco para lembrar de Steve Jobs anunciando um novo iPhone. Invariavelmente, lá estava ele diante da plateia com sua camiseta preta. Segundo o pai do Macintosh, usar o mesmo look  todos os dias (uma calça jeans e um tênis New Balance completavam o visual) diminuía o número de decisões que ele precisava tomar, o que aumentava sua eficiência.

(Coincidência ou não, a companhia fundada por ele acaba de bater um novo recorde na Nasdaq, atingindo US$ 2 trilhões em valor de mercado, nove anos após sua morte).

Na mesma linha de raciocínio, outro grande empreendedor americano, Henry Ford, declarou em 1909: “O cliente pode escolher o carro da cor que quiser, desde que seja preto”. Mais uma vez, a ideia era aumentar a produtividade – neste caso, de sua linha de montagem automobilística. Com apenas uma cor, diminuiriam as paradas de máquina, entregando mais carros por dia.

Seja realmente para aumentar a produtividade, por preguiça, simplesmente por sentir-se bem ou por qualquer outro motivo, aumenta cada vez mais o número de pessoas que optam pela t-shirt preta como indumentária de todas as horas. É o caso, por exemplo, do cantor Leo Jaime:

 

– Você já deve ter me visto com ela no palco, na TV, cozinhando, brindando com os amigos, na cama, dançando, porque ela está comigo em todos os momentos. Não dá pra ter só uma Pima preta – diz.

Alfredo Soares, da VTex, já disse que, assim como Jobs, prefere não perder tempo de decisão com a escolha da roupa. Mas ele vai além:

– Comecei a usar preto para evitar incômodos com o suor, e depois me apaixonei pelo básico, por ser tão chique – conta.

O consultor de moda Alberto Solon concorda com Alfredo: segundo ele, “é uma das cores básicas que não tem erro”.

– Uso camiseta pensando sempre no conforto – resume.

Outro especialista em moda, o blogueiro Leonardo Coloral enxerga outra vantagem:

– Uso camiseta preta porque é uma peça extremamente versátil pro meu dia a dia. As combinações são infinitas! É sucesso demais!

A Reserva tem a melhor camiseta preta do mercado. Feita em algodão Pima – saiba mais sobre esta matéria-prima aqui –, com isso garante maior qualidade, durabilidade e caimento perfeito. Além disso, como faz parte da nossa linha contínua, está sempre disponível, o que garante segurança para quem opta por este visual de forma frequente.