consultoria de estilo

Como fazer um tênis versátil

Com design inovador, tênis Szucknit vai da academia à saída noturna. Cabedal em knit garante conforto e estabilidade

Por 2min
15 de Maio de 2020 Atualizado em 22/05/2020 às 15:14

A gente já tinha dado o spoiler aqui, mas agora é real oficial: foi lançado o Szucknit, tênis mais versátil da Reserva Go – ele transita da hora dos exercícios à vida noturna casual.

– Para chegar a essa versatilidade, dividimos o processo criativo em duas partes, uma para a sola e outra para o cabedal [nome dado à parte que envolve o pé] – explica Daniel Saldanha, designer responsável pelo produto.

Para Daniel, a sola é uma das características mais especiais do tênis, e foi onde gastou mais tempo – o desenvolvimento durou sete meses.

– Esse tempo foi pensando em como responder à pergunta “como fazer essa sola ter uma cara mais esportiva sem parecer um tênis running?” – conta. Ficou definido então que viria ao mundo uma sola de borracha em formato “caixa”, sem EVA como base (característica principal do tênis de corrida).

Para fazer com que o visual esportivo ficasse mais evidente, Daniel esmerou-se nas formas e ângulos. Mesmo depois do projeto 3D, ele desenhou no papel algumas opções para chegar à versão definitiva. O resultado, como se vê, é original e bastante autêntico.

– A silhueta é linda, suas curvas são mais expressivas, deixando a parte da frente e a parte do calcanhar mais volumosas, o que dá um aspecto e sensação de estabilidade. É um tênis robusto e agressivo, mas ao mesmo tempo tem uma sutileza, uma harmonia no design – define.

Para Pedro Cardoso, diretor de Novos Negócios da Reserva, o cabedal feito em knit dá um aspecto de “meia”, o que gera conforto e confere o visual esportivo. “Knit” é basicamente um tricô produzido por máquinas. Para reforçar a segurança e estabilidade, há ainda pedaços de couro no calcanhar e nas laterais.

– Ousamos nos detalhes, colocando um cadarço especial, passadores de cadarço pontilhado, e um puxador macio com detalhe em baixo relevo. Tudo isso para chegar em um visual estiloso e bastante confortável. Além do conforto do knit, que não tem igual, a palmilha que usamos tem qualidade, boa absorção de impacto e é durável – diz Daniel Saldanha.