consultoria de estilo

Linho, a cara do verão

Alinhe-se com o tecido nobre que garante durabilidade, resistência e um pouco de alívio nos meses de calor

Por 2min
18 de dezembro de 2020 Atualizado em 05/01/2021 às 16:04

Às vezes a gente ouve que tal produto “nunca sai de moda”. O que dizer de um tecido que é utilizado pela humanidade na confecção de roupas há (pelo menos) 8 mil anos? É o caso do linho, o tecido que mais combina com o verão e suas temperaturas altíssimas.

A história dá lugar de destaque ao linho. Era muito utilizado no Egito antigo, e não apenas pelos vivos: as múmias eram embalsamadas no tecido. O que, por si só, já lhe dava ar de nobreza, uma vez que apenas os integrantes das classes mais altas recebiam tal honraria. Apenas no século I antes de Cristo ele desembarcou na Europa, onde também conquistaria enorme prestígio.

Derivado de uma planta herbácea, sem qualquer mistura de outras fibras em sua composição, fez sucesso por sua resistência e durabilidade – que, aliás, aumenta a cada lavagem. Mais rígido que o algodão, é também mais versátil (funciona bem não apenas na moda, mas também para a construção de artigos de cama e mesa), além de mais macio e visualmente sofisticado.

E por que funciona tão bem no calor? Sendo um tecido mais grosso, não se agarra à pele. Quando resseca, torna-se frio, e em contato com a pele, refresca.

Precisa de mais um argumento definitivo? É um tecido bastante ecológico, já que praticamente dispensa defensivos agrícolas. As sobras de produção podem ser utilizadas na indústria de papel e de cosméticos, e sementes de linhaça, óleo e fibras de menor qualidade (dispensadas pela indústria têxtil) servem como insumos para a produção de sabão, óleo e ração animal. E após a colheita, o terreno não fica inutilizado, como é comum a outras culturas.

Do ponto de vista da moda, o linho nunca esteve tão atual. Na última coleção da Reserva, a linha Riviera trouxe peças à base de linho tingido com a clássica padronagem risca de giz. A proposta é que o casaco e a calça funcionem como um “terno de verão” (com a opção de a calça ser trocada pela bermuda, para uma ocasião menos formal), confortável e elegante simultaneamente.

Nas araras da Reserva, você também conta com camisetas de linho, calças e camisas de manga longa ou curta, em variada oferta de cores – inclusive pro seu míni –, listradas e também estampadas. Alinhe-se.