consultoria de estilo

Monocromia, aposta certeira

Entenda por que o consultor Alberto Solon considera um look todo preto um presente sem chance de erro

Por 2min
22 de Maio de 2020

Para facilitar a escolha de presentes para o Dia dos Namorados, convidamos Alberto Solon, especialista em moda masculina, para criar alguns looks com peças Reserva. A primeira aposta de Solon é para uma persona que ele vê como um empreendedor. Escolheu preto da cabeça aos pés.

– É um look que não tem como dar errado – diz o especialista. – Se eu tirar a jaqueta, fica um look monocromático: tênis, calça e camiseta pretos. Escolhi uma jaqueta jeans sem muita lavagem, escuro também. O relógio é preto também, assim como o cinto.

Ao pousar o mouse sobre o look abaixo, as peças utilizadas aparecem em destaque, com link para o nosso site.

 

 

Escolha peças com detalhes minimalistas e acrescente acessórios que conversem com a sua personalidade. Eles completam qualquer look

Sua dica de ouro é: “escolha peças com detalhes minimalistas e acrescente acessórios que conversem com a sua personalidade. Eles completam qualquer look”.

Solon alerta que, embora tenha optado por um tênis com solado de borracha escura, outro tênis com sola branca também funcionaria.

É comum que homens de negócios apostem em looks monocromáticos. Como explicou Alfredo Soares numa entrevista ao 2min, a cor tem várias vantagens, como a sensação de deixar a pessoa mais magra.

– Percebi que eu estava me tornando um cara minimalista, diminuindo o meu tempo de tomada de decisões com coisas bestas. Não preciso pensar. Fiquei mais eficiente nisso – disse o autor de “Bora Vender” e empreendedor de sucesso.

Como bem observado por Alfredo,  a monocromia – o uso de uma só cor – alonga a silhueta. Outra opção monocromática é o ton sur ton, que pode ser executado com a mistura de texturas diferentes, como linho, couro, lã etc. Mesmo nesta variante, a ideia de um visual contínuo prevalece.

A monocromia normalmente está associada à elegância. No caso da cor preta, escolhida por Solon, muita gente a considera mórbida, ou símbolo de luto, mas é inegável que ela também se associa às ideias de mistério e poder.