Mitaka é o nome de uma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Tóquio, no Japão. E agora também um sinônimo para mochila. A associação não é à toa:
– Era um projeto que queríamos desenvolver há tempos, e ele tem um quê futurista que nos remeteu ao Japão – diz Leo Vairo, designer de produto da Reserva Go e responsável pela criação da mochila.
De fato, a peça é altamente tecnológica, desenvolvida num tipo de nylon normalmente associado à indústria de artigos esportivos para neve. O brilho da matéria-prima confere um visual mais fashionista. O desenvolvimento do produto, do primeiro rabisco até a chegada às lojas, levou quase dois anos.
– A gente apanhou para chegar às proporções ideais, a achar o número ideal de gomos. Fomos adicionando costuras triplas, para conferir maior resistência. Acabou ficando muito bem estruturada – avalia Leo. – Da forma que foi feita, o próprio “recheio” ganhou densidade.
Em termos funcionais, a Mitaka conta com uma alça de mão bastante ergonômica, e as alças têm um formato considerado “agressivo” por Leo, em termos de anatomia, que mantêm a mochila mais colada ao corpo.
O compartimento para laptop, todo aveludado – assim como o bolso –, tem o objetivo de preservar o tablet ou laptop e de garantir conforto para a mão do usuário. O zíper é tratorado, e corre muito fácil.
– São todos os pré-requisitos de um produto premium – diz o designer. – A ideia era que fosse uma mochila básica, funcional, e ao mesmo tempo com muito estilo. Porque no fim é isso: um item de estilo que ajuda a compor o visual.