consultoria de estilo

Para o verão, linho

Linha Riviera, do verão 21, traz uma alfaiataria esportiva, com padronagem risca de giz: versatilidade a toda prova

Por 2min
21 de outubro de 2020

Versatilidade é a palavra-chave para definir a linha Riviera, mais um episódio da nossa temporada de verão 21. Feita à base de linho tingido com a clássica padronagem risca de giz, são três peças – casaco, calça e bermuda – com a proposta de funcionar como um “terno de verão”, ao mesmo tempo confortável e elegante.

 

– O linho é uma matéria-prima que a gente usa em todas as coleções, tanto verão quanto inverno, por ser uma fibra que se adapta muito bem à nossa temperatura. Então pra cada coleção a gente vai dando pra ele nuances, ou uma cara que se adapte melhor à proposta da estação – explica Felipe Crepalde, coordenador de Estilo da Reserva, que nas fotos da linha Riviera atuou também como modelo.

Sem dúvida, um desafio para quem está acostumado a ficar do outro lado das câmeras. Para tirar o linho da estética praiana, conferindo um ar mais urbano, o fotógrafo Cesinha Feliciano procurou por paredes cinzas, grafitadas, às vezes colocando um viaduto ao fundo.  Crepalde explica que, sendo um terno da Reserva, não poderia ser “careta”.

– Precisavam ser peças confortáveis, atemporais e que se encaixassem no guardarroupa de qualquer homem – explica o estilista.

Chegou-se a uma modelagem mais esportiva, porém com a personalidade da alfaiataria.

– Misturamos com o shape do streetwear: o casaco tem capuz e cadarço; a calça e a bermuda têm um cós de elástico, mais fácil de se adaptar aos diversos tipos de corpo, e também cadarço, então o cliente não precisa usar com cinto. Mas, pra ter uma cara de alfaiataria sofisticada, a gente fez da forma da alfaiataria tradicional, tanto por fora como por dentro.

E em que ocasião usar? Como já dito, a versatilidade impera. As peças da linha Riviera podem ser usadas juntas ou separadas. Funcionam numa ida à praia, num almoço pós-praia, até mesmo num ambiente um pouco mais sofisticado, com um dress code mais arrumado, como um casamento ou um evento mais formal.

A calça pode ser usada com uma camisa, uma camisa de linho, até mesmo com uma camiseta; no caso da bermuda, funciona com praticamente toda a coleção da Reserva, principalmente os básicos.

Para calçar, ficam bonitas com um tênis branco, mais básico, ou de cores neutras. Também combinam muito com sandálias, de borracha ou de couro, e também vão bem com alguns tipos de sapato.

– Depende, claro, do ambiente em que a pessoa quer usar e do gosto de cada um – defende Crepalde.