consultoria de estilo

Todas as cores de 2021

Que cor usar no réveillon? O que significa cada uma delas? Como harmonizá-las no visual?

Por 2min
17 de dezembro de 2020

Você lembra com que cor estava vestido no réveillon passado? Na dúvida, melhor não repetir… Brincadeiras à parte, mesmo sem festas, é importante celebrar a virada do ano. Ela representa renovação e esperança (o termo em francês significa “despertar”) e tem sido festejada desde o século I, em Roma.

Nesta época do ano é comum as pessoas escolherem as cores de suas roupas para simbolizar desejos específicos, respeitando uma superstição com muita adesão no Brasil.

Branco – que nada mais é do que a união de todas as cores – é para atrair paz. A tradição popular remonta aos anos 70 do século passado – até então, era praticamente uma exclusividade dos adeptos do candomblé, que iam à praia deixar suas oferendas.

E as demais, você sabe o que significam, de acordo com a cromoterapia? E se quiser combinar com outras? Ao lado, colocamos o círculo cromático, utilizado para facilitar a composição. Há quatro formas e harmonizar: a monocromia (misturando cores da mesma fatia da pizza); as cores complementares (que estão em pontos opostos do círculo); as cores análogas (de fatias vizinhas, pouco contrastantes entre si); e a harmonia de três cores (mais complexa, pois utiliza cores de três vértices imaginários de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático).

Antes de mais nada, vale lembrar que, nesta época de calor, você ficará mais confortável em peças de fibras naturais, como algodão e linho. E também vale lembrar sempre: você é livre pra ser, não precisa ficar preso a regras.

– Acredito que o melhor é você olhar para o espelho e se sentir bem. É a melhor rega que existe – diz Igor de Barros, estilista da Reserva.

Verde: como todos sabem, é a cor da esperança. Nada mais propício para um momento em que começamos a ouvir falar da fila da vacina. E também é a cor da saúde – o que todo mundo mais quer neste ano novo, não é mesmo? Para compor, grosso modo vai bem com marrom (e também aquela variante meio dourada), laranja, amarelo, cinza, off-white e preto, além de outros tons de verde.

Amarelo: assim como a cor dourada, está associado à riqueza. É a cor preferida dos que desejam ganhar dinheiro no ano novo. E quem não quer, né? Sua cor complementar é o roxo, mas combina também com azul, laranja, verde, cinza e preto.

Rosa e vermelho: são as cores que simbolizam amor (próprio ou por alguém) e paixão; o vermelho, mais intenso, é pra quem quer energia; o cor-de-rosa é mais sereno. As duas combinam entre si, mas o vermelho vai bem mesmo é com amarelo, branco, verde, azul e preto. E o rosa, com marrom, branco, verde, cinza e azul claro.

Azul: pra quem deseja tranquilidade, essa é a cor. O azul também é tido como a cor da confiança – quando for fazer uma entrevista de emprego ou uma reunião importante, por exemplo, é uma boa pedida –, por isso também pode ser usada por quem deseja um ano sem ruídos na comunicação. Combina com branco, preto, vermelho, rosa, cinza, marrom e laranja.

Preto: na cultura ocidental, é associada ao luto, à tristeza e ao sofrimento, por isso é pouco comum que se use a virada do ano. Porém, o preto nada mais é do que a ausência de cor, portanto símbolo da independência. E combina com qualquer outra cor.

Laranja: vibrante, é a cor do entusiasmo e da criatividade. É estimulante como o vermelho, porém mais agradável aos olhos. Vai dar um bom astral para o ano novo. Combina com o azul e suas variantes mais escuras, o branco e o preto.

A propósito: preparamos uma página especial com nossas apostas de peças para o réveillon, sempre vale o confere.