consultoria de estilo

Xadrez: junino, mas eterno

Pode usar sem medo: o xadrez é associado às festas, mas tem vida útil também no dia a dia

Por 2min
15 de junho de 2020 Atualizado em 23/06/2020 às 11:18

xadrez junino

 

Junho é mês de dançar quadrilha, pular fogueira e tomar quentão – e usar xadrez no look. Porém, ao contrário das outras tradições, as roupas xadrez não precisam, claro, estar associadas às festas: são opções eternas no guarda-roupas de qualquer um.

Como boa parte das festas brasileiras, as festas juninas têm origem portuguesa. No início, tinham um perfil estritamente religioso, uma homenagem aos santos católicos mais importantes do mês – Antônio (dia 13), João (24) e Pedro (29).

Porém, na Europa o costume é anterior ao próprio catolicismo, e as festas dessa época do ano estavam associadas ao solstício de verão – a data em que a Terra está mais próxima ao Sol, que marca o início do verão no Hemisfério Norte. Num lugar frio, nada mais justo do que comemorar o calor.

E é também desde os tempos pagãos que a padronagem xadrez está presente na Europa, de acordo com estudos arqueológicos. Tecidos de lã tingidos dessa forma foram encontrados junto a resquícios dos povos celtas.

A partir do século XVII, os escoceses passaram a usar o xadrez para identificar seus clãs. A indústria da moda apropriou-se da ideia diversas vezes – por exemplo através de Coco Chanel e da britânica Burberry, que registrou seu próprio desenho xadrez.

Ao longo do tempo, as festas juninas brasileiras foram sendo associadas ao meio rural, assim como a padronagem xadrez; a associação ficou, embora os tecidos quadriculados também já tenham se associado ao estilo grunge, a partir dos anos 90.

O personagem central do look que apresentamos hoje é a estampa xadrez da Reserva, batizada de Sampa. Ela tem o fio tinto e é construída em viscose, o que garante uma alta elasticidade, bom caimento e um toque aveludado.

Já a calça Stretch Iron, uma clássica chino, é considerada um dos maiores curingas do nosso estoque. Tem caimento impecável e é muito versátil – ela vai bem com praticamente qualquer combinação, inclusive o xadrez.

Nos pés, nosso tênis Hero, o melhor calçado já feito pela Reserva, que dispensa comentários. Por falar em estilo, o arremate fica por conta do relógio R/09; ele é esportivo, mas você escolhe entre a pulseira de aço inoxidável ou de silicone.

E é isso: você já está pronto para a festa junina (este ano, virtual), e não apenas para ela.