Empreender

5 dicas para investir

Thiago Salomão, do Stock Pickers, responde a perguntas de seguidores da Reserva no Instagram dando dicas

Por 2min
13 de agosto de 2020

Hoje, Dia do Economista, Thiago Salomão nos brinda com 5 dicas para investir, respondendo a perguntas de seguidores da Reserva no Instagram. Não ligou o nome à pessoa? Thiago formou-se em Administração, mas trabalhou por dez anos no site Infomoney como jornalista. Porém, não se conformou em saber genericamente o tema sobre o qual falava. Estudou com afinco – a ponto de tirar um certificado de analista do mercado financeiro –, e hoje mescla as duas paixões através do podcast Stock Pickers, que ajudou a criar. Ele virou “Salomoney”. 

Por que investir? É preciso ter um valor mínimo?

Respondendo bem direto: você investir o seu dinheiro é a melhor forma de colocar o dinheiro pra trabalhar por você, e não fazer com que você trabalhe pelo dinheiro a vida inteira. E quanto mais cedo você fizer isso, mais tranquilo você vai estar no longo prazo, e menos você vai ter que trabalhar pelo dinheiro. Quanto investir pra começar? Hoje já tem aplicações de R$ 50, R$ 100, o mínimo possível, desde que você invista desde já.

É melhor investir em renda fixa ou variável?

Pra que escolher entre um e outro? Dependendo do perfil, você pode ter mais renda fixa do que variável, mas é fundamental que você tenha os dois. Isso porque a renda fixa tem uma previsibilidade maior, no quanto você vai ganhar, o que você espera desse investimento, enquanto a variável, como o próprio nome diz, varia. Você pode ter ganhos ou perdas. Isso vai muito do seu perfil de investidor, mas pra mim é melhor conectar os dois.

Vale a pena investir fora do Brasil?

Não só vale a pena como é fundamental. Primeiro, por diversificação. É muito bom você investir em outros países pra minimizar os seus riscos. Nem é preciso dizer que Estados Unidos e Europa estão muito melhor que o Brasil nesta crise. Principalmente porque as boas empresas, que estão adaptadas a essa nova realidade, estão nesses países. E também pra diversificar sua moeda, pra não aplicar tudo em real. Se a gente tiver uma inflação muito drástica, ou o real perder muito valor pro resto do mundo, seu dinheiro está perdendo valor. Então diversificação por países é fundamental.

Quais são os riscos envolvidos na hora de investir?

Todo investimento tem seu risco, até na renda fixa. Então é importante você saber qual o tipo de risco que você aguenta. Obviamente que um investimento com maior risco vai te permitir um maior retorno, e o com menos risco vai te entregar um retorno menor.

Como se organizar financeiramente neste período de pandemia?

A recomendação de organização financeira na pandemia é a mesma de fora da pandemia: você tem que ter um orçamento em que ganha mais do que gasta, para sobrar dinheiro, e esse dinheiro que sobra você aplicar pra fazer ele trabalhar pra você. Primeiro você monta na sua carteira de investimentos uma reserva de emergência, pra você pagar de seis a nove meses do seu custo de vida, e aí começar a investir. Seja com ou sem pandemia, essa é a estratégia que eu considero vitoriosa a longo prazo.

Quer mais dicas para investir? Siga o Thiago Salomão e o Stock Pickers.