Foi inaugurado este mês um modelo de loja da Reserva. Fica no Downtown, na Barra da Tijuca (Rio), e traz uma série de inovações, tanto do ponto de vista físico como tecnológico. Pedimos que Rony Meisler, CEO da marca, explicasse aqui em 2min o conceito, e fomos até lá para fazer fotos. Conheça agora todas as novidades:
- À esquerda ficam as coleções sazonais
- No fundo da loja, parede de Reserva Go
- À direita, essenciais e best sellers (70% das vendas)
“Na NOVA LOJA DA RESERVA, o que importa é aprimorar, ainda mais, a experiência e a jornada do cliente – que é, afinal, quem mais importa.
Ela é pensada para expandirmos nacionalmente, seja com lojas próprias ou, no caso de franquias, com “sócios locais”.
Para melhor atender nosso cliente, os estoques devem estar 100% integrados, e a marca deve participar, localmente, em cada uma das etapas em sua jornada de consumo.
Com o novo e exponencial conceito de “sócios locais” da marca, nossas lojas franqueadas passam a ser muito mais que pontos de vendas físicos, mas também centros de distribuição avançados, além de pontos de encontro atrativos, pela experiência que entregamos.
Para explicar a NOVA LOJA DA RESERVA antes preciso explicar de que lógica seu conceito partiu.
A nova jornada de nossos(as) consumidores(as).
Num passado não muito distante, as pessoas sabiam sobre o lançamento de um produto de uma marca através da mídia paga, e em seguida iam à loja comprar. O(a) consumidor(a) comprava o que as marcas o convenciam a comprar.
A internet democratizou a informação e os(as) consumidores(as) roubaram a atenção da mídia paga através de seus posts, shares e likes.
O que eles falam sobre um produto/marca em suas mídias sociais desperta a curiosidade de seus amigos(as) que por sua vez a procuram no Google, chegam ao site, experimentam em suas lojas, pesquisam e compram, on ou off-line.
O(a) consumidor(a) passou a dizer o que ele(a) quer comprar (através do mapeamento de seus dados) e as marcas passaram a ter que trabalhar para se antecipar cada vez mais a estas demandas.
O(a) consumidor(a) se tornou o centro de tudo, e a tecnologia é o meio de fazer com que as marcas, estoques, lojas físicas e/ou digitais os(as) encontrem. Onde quer que eles(as) estejam.
Entendido e dito isto, aí sim, há aproximadamente um ano, antes do Covid-19, criamos uma força-tarefa para plotar a NOVA LOJA DA RESERVA™ na jornada de consumo de seus(suas) clientes. A loja é consequência, e não causa, dos anseios de nossos(as) consumidores(as).
O Covid-19 não criou uma nova jornada de consumo, ela já estava mudando; ele apenas a acelerou no caminho da digitalização.
E, neste sentido, entendo que a nova loja da marca, que por coincidência ficou pronta ainda durante a quarentena, é a prova real de que este tsunami pegou a Reserva “em cima da árvore”.
E explico por que através dos 3 principais pontos:
- A visão de estoque é única independente de onde o(a) cliente esteja.
Sócio(a) local será responsável tanto pela operação da loja física como, principalmente, pela operação digital para o CEP na qual ela se encontra. O nome da loja será Reserva NomeDaCidade.
O estoque da rede de lojas é 100% integrado no USERESERVA.COM. Foco na entrega da melhor experiência possível ao consumidor(a), independentemente de onde ele(a) esteja ou de quem seja a propriedade do estoque. MarketPlace Reserva™
Toda e qualquer venda feita através do site para aquele CEP será faturada para o(a) cliente final – ou retirado in loco – através daquela loja. ShipFromStore & BuyOnlinePickupInStore Reserva ™.
Após a assinatura do contrato de franquias, aproximadamente 3 meses antes da inauguração da loja física, o(a) sócio(a) local recebe uma Loja Digital Reserva™ para ele administrar, bem como tem acesso aos cursos online da Escola de Rebeldia™, para que saiba operar e vender usando todas as ferramentas de Marketing Digital. Poderá começar a vender digitalmente antes da inauguração da loja física.
- O corner de Reserva Mini
- Parede com os relógios da marca
- O mix de produtos é otimizado
- O mix de produtos é otimizado para a menor necessidade de demarcação e sobra de estoque.
A NOVA LOJA DA RESERVA™ consolidará as coleções e produtos das marcas Reserva, Reserva Mini e Reserva Go.
O sortimento inteligente traz uma proporção de representatividade no Mix que, além de minimizar o risco de estoque, otimiza a lógica de abastecimento.
Os itens essenciais e best sellers são assazonais e não sujeitos a demarcação. Representam 70% da venda.
As coleções sazonais chegarão em blocos mensais nas lojas locais e representam 30% da venda.
- Ser a loja que o(a) cliente mais volta.
Integrando as jornadas on e off-line e entregando a melhor e mais calorosa experiência de marca aos nossos(as) consumidores(as), nos tornamos também a loja para onde ele(a) mais volta.
. Propósito, arquitetura, decoração, merchandising e outras coisinhas mais:
A Reserva é como a casa do(a) consumidor(a) da marca quando recebe amigos(as). Felizes e bem-humorados(as), eles(as) escutam boa música enquanto falam da vida e tomam uma gelada.
Nosso(a) consumidor(a) é família, já são pais/mães ou tem idade para ser, viajam e curtem o bom da vida. Consomem, e pagam o preço, do bom design, tech, carros, artes e moda.
A turma é também empreendedora e engajada socialmente. Consomem de Empresas B não só pelo produto que fazem, mas também pela transparência e pelo impacto que deixam no mundo. Admiram projetos como o nosso Reserva1P5P.
A NOVA LOJA DA RESERVA comunica os valores e atributos de marca através de todos os seus detalhes.
A loja possui estrutura flexível e funcional. De um lado da loja (direito de quem entra) ficam os itens essenciais e best sellers da marca, para quem já chega sabendo o que quer.
O outro lado (esquerdo de quem entra) é usado para os lançamentos mensais de coleção.
Ao fundo fica a parede da Reserva Go, com nossos calçados e acessórios para onde todos querem ir.
Além disso, através da parede USERESERVA.COM, o(a) consumidor(a) poderá navegar e comprar em nosso site, fazer sua camiseta usando a ferramenta faca.vc, bem como acompanhar os top 10 itens mais vendidos naquela loja.
A decoração é pensada na casa do(a) consumidor(a) da marca, minimalista e tecnológica na estética (madeira clara e cimento queimado), mas quente na brasilidade (plantas, tapetes, fotografias, frases e valores da marca na parede).
A experiência se potencializa nos sorrisos de nosso povo lindo, na batida do house acompanhado pela clássica cerveja gelada, do café tirado na hora e da nostalgia das balas Juquinhas à vontade no balcão.
- Tecnologia.
O sócio local poderá integrar a sua força de vendas e base de clientes em nossa ferramenta de CRM/Clienteling, o ReservaNOW™.
O Conscierge Digital Reserva™ trabalhará para as lojas locais as mesmas réguas de relacionamento e suporte ao cliente das lojas próprias.
A Plataforma de Influenciadores Reserva™ permitirá cadastro de afiliados(as) locais para comissionamento automático sob vendas feitas por eles(as) no ambiente das mídias digitais.
A ReservaZap™, ferramenta de relacionamento com o(a) cliente por WhatsApp, direcionará automaticamente para o(a) sócio(a) local as vendas vindas do CEP dele(a).
Através da Reserva.Ink, nossas lojas locais poderão montar criar e vender linhas de camisetas regionais on e off-line.”
Quer escrever conosco um novo capítulo do varejo?
Se você é empreendedor, ama o que faz e quer ser um sócio local da Reserva, clica neste link.
* * *
Importante sinalizar que a nova loja da Reserva foi inaugurada sob os cuidados necessários em tempos de pandemia: redução de carga horária, limite de um cliente por vendedor, sinalização de distanciamento no piso, farta oferta de álcool gel e protocolos para recebimento de produtos.
- O consumidor pode navegar e fazer camisetas
- Visão dos provadores com tapete personalizado