Empreender

Kanken, mochila pra todo dia

Sucesso mundial, mochila sueca que ganhou prêmio de design agora está no site da Reserva, em suas duas versões

Por 2min
4 de setembro de 2020 Atualizado em 17/09/2020 às 08:31

Mochilas Kanken, da Suécia para o mundo desde 1978

Quando tinha 14 anos, o sueco Ake Nordim, da pequena cidade de Örnsköldsvik, planejou uma viagem de escalada pelas montanhas Västerbotten, no norte do país. Corria o verão de 1950.

Procurou por mochilas apropriadas para a aventura, mas decepcionou-se com as disponíveis. Decidiu então fazer uma por conta própria, usando a velha máquina Singer de sua mãe. Além de um algodão espesso, utilizou uma moldura de madeira amarrada com couro de bezerro, num design inovador. Funcionou.

Mas foi apenas dez anos depois, quando deixou o Exército – onde mais uma vez se deparou com a falta de boas mochilas no mercado – que Ake decidiu voltar ao tema, criando a Fjällräven. Em sueco, a palavra significa “raposa ártica” – e é o animal quem empresta sua forma para o logo. A marca nasceu com a missão de desenvolver equipamentos atemporais, funcionais e duráveis, com responsabilidade em relação às pessoas, animais e ao meio ambiente, inspirando cada vez mais gente a descobrir a natureza e a vida ao ar livre. 

Entre os inúmeros produtos da Fjällräven, a mochila Kanken – voltada para o uso no dia a dia, e não em escaladas ou por militares –  é o grande best seller da marca. Lançada em 1978, ela também respondia a uma dor (literal) das crianças suecas, que estavam com problemas na coluna por causa de suas mochilas tradicionais.

 

Quer saber se deu certo? Sim, e não apenas entre as crianças. No primeiro ano, 400 unidades foram vendidas. No ano seguinte, 30 mil. Ao completar 30 anos, em 2008, 3 milhões já haviam sido comercializadas. Desde 2018 – quando recebeu um importante prêmio internacional de design, que considerou a Kanken uma peça de arte -, ela está disponível em nada menos que 54 cores. Em 2002, foi criada uma versão menor, voltada para o público pré-escolar, com apenas 7 litros, a Kanken Mini.

Sucesso mundial, hoje a Kanken é vendida em mais de 40 países. Ela é uma das marcas penetras no site da Reserva, com a icônica mochila Kanken. Garanta a sua!

Curtiu? Veja também:

Muito prazer, Mitaka – Mochila com design futurista lançada pela Reserva Go é batizada em homenagem a cidade japonesa

Vert, do Brasil para o mundo – Marca francesa de calçados ecológicos tem sua estrutura montada na Amazônia, no Nordeste e no Sul