Empreender

O mercado como ele é

Thiago Salomão, do podcast Stock Pickers, avalia que o medo é o maior inimigo do investidor

Por 2min
24 de março de 2020 Atualizado em 25/03/2020 às 17:29

“Nesse momento as pessoas não olham mais pra quanto as empresas vão crescer no futuro. Os investidores saíram vendendo suas ações, o mercado perdeu a capacidade de avaliar o quanto as empresas vão crescer, porque as pessoas estão com medo, o mercado está agindo de maneira irracional”. Esta é a avaliação de Thiago Salomão, comandante do podcast Stock Pickers, feita na live de quarentena da Reserva. Ao mesmo tempo, ele avisa: “é o melhor momento possível para investir, porque a bolsa tá muito em baixa. Mas procure se informar primeiro. Nunca houve tanta informação antes como está tendo agora”.

Na noite de segunda (23), a conversa foi com Arturo Edo, gestor da Reserva Ink – o Stock Pickers tem uma loja na plataforma.

– Mas tem muita coisas que tá virando oportunidade de investimento a longo prazo – avisa Thiago. – Mas temos que tomar cuidado, porque as coisas podem piorar antes de melhorar. Esse pânico que vemos no mercado se reflete na vida real, pessoas estocando comida, nós estamos vendo esse medo no dia a dia das pessoas, e quando as pessoas estão com medo ela tomam as piores decisões – diz.

Thiago formou-se em Administração, mas trabalhou por dez anos no site Infomoney como jornalista. O gosto pelo tema do qual tratava o levou a estudar com mais profundidade. Tirou seu certificado e passou a atuar diretamente como analista do mercado financeiro, na Rico Investimentos.

Mas, uma vez jornalista, sempre jornalista. Surgiu na empresa a ideia de criar um podcast, e convocaram Thiago para a função. Foi como nasceu o Stock Pickers.

– Gosto muito de futebol. Então quando me propuseram o podcast , sugeri uma pegada mesa redonda, só que sobre ações. A ideia é sempre ter um cara muito foda do mercado, que tá há muito tempo já ganhando dinheiro na bolsa e uma outra pessoa que está no meio do caminho. Queria preencher essa cadeira com um cara que não necessariamente fosse um cara de mercado, mas que fosse inteligente, com boas opiniões, comentários ácidos, e convidei o Renato Santiago para a função – lembra Thiago. Renato é o que aparece à esquerda na foto acima, junto com Matheus Soares e o Lucas Collazo.

 

Nós estamos vivendo a História. Vamos tirar muita coisa boa disso

Com Renato, Thiago criou uma dupla “good cop, bad cop” e deu-se a química. No último mês de fevereiro, o Stock Pickers contou com 280 mil ouvintes únicos. Audiência que certamente se potencializou no momento de crise como a atual:

– Nós estamos vivendo a História, isso vai mudar nossa vida, está trazendo um aprendizado enorme, nós vamos tirar muita coisa boa disso tudo – disse Thiago – ou Salomoney –no bate-papo com Arturo Edo.

A estreia do podcast foi em abril do ano passado, mas os primeiros dados de audiência são de julho, 25 mil ouvintes – o que significa um crescimento de 11 vezes em apenas 8 meses. O podcast faz tanto sucesso que, antes da pandemia do coronavírus, chegou a começar uma espécie de turnê, com episódios gravados no Rio e em Salvador – mais precisamente, no estádio da Fonte Nova, onde 200 pessoas acompanharam ao vivo.

– Fomos para o Recife e Belo Horizonte, e a gente tava sendo chamado pra gravar no Brasil todo. Prefiro a gravação em estúdio, porque o entrevistado se solta muito mais, fala coisas que jamais falaria na frente de um público. Mas fazer com gente em volta é muito legal porque você sente realmente como está tocando a vida das pessoas. Quando gravamos no Recife, teve gente que viajou do Tocantins para lá só para ver – conta Thiago.

Tanto sucesso não é à toa. Especialmente depois da conversa com Luis Stuhlberger, que Thiago considera “o Pelé do mercado financeiro”.

– Esse episódio eu uso quase como cartão de visita. Hoje ninguém do mercado fala “não” pra gente depois de termos conseguido o Stuhlberger.

Por falar em craques, eis a lista de perfis que ele indica para seguir:

@thiago.nigro (o Primo Rico)

@explicaana (Ana Laura Magalhães)

@betinaroxo

@fernandoferreira