Listas

10 das 100 invenções do ano

Lista a partir da seleção feita pela revista Time revela as novidades surgidas em 2020 que vão revolucionar o mundo

Por 2min
27 de novembro de 2020

A revista Time liberou sua tradicional lista de 100 melhores invenções do ano. Sim, 2020, apesar da pandemia – e talvez por causa dela – foi um ano profícuo para os inventores. A seleção é feita por editores da revista e seus correspondentes internacionais, que enviam sugestões. Depois disso, uma avaliação é feita, levando em conta itens como originalidade, criatividade, efetividade, ambição e impacto.

1 – Neste ano de tantas reuniões via Zoom, um dos gadgets escolhidos foi a Meeting Owl Pro, uma câmera de mesa de 360 graus, que mudar automaticamente o foco para quem estiver falando na sala. “É capaz de acompanhar a conversa como se você estivesse na sala”, diz Max Makeev, cofundador da Owl Labs, empresa que desenvolveu o aparelho. Diversas escolas do ensino fundamental americano já aderiram.

2 – Enfim a GoPro ganhou uma concorrente à altura: a OneR (que custa apenas US$ 479) se adapta a diversas situações distintas, pra quem gosta de fotografar a vida em movimento. Com alta tecnologia, a câmera promete também revolucionar o modo selfie.

3 – Um canadense que usa cannabis medicinal para tratar sua epilepsia resolveu inventar uma espécie de cofre onde guarda o remédio. O KEEP é um dispositivo de armazenamento projetado para remédios com receita, que fica bloqueado e conectado a um smartphone – que soará um alerta caso, por exemplo, os filhos pequenos tentem abri-lo. Ele também regula temperatura e umidade, em caso de necessidade.

4 – Tênis de corrida costumam ser feitos de produtos sintéticos e de forma pouco sustentável. Não este aqui, que promete, ainda por cima, melhorar o desempenho. A propósito: a Reserva também tem um tênis sustentável, o Neo-Re, já conhece?

5 – Nestes tempos de quarentena, uma solução para evitar que crianças fiquem horas a fio em frente a telas foi criada: entre as invenções do ano, este brinquedo revive os antigos blocos de construção, porém com uma pegada tecnológica.

6 – A Realidade Virtual pode ser uma aliada para aqueles que têm preguiça de malhar. Esta invenção transporta seu usuário para lugares como as Ilhas Galápagos, um vulcão na Etiópia ou à superfície de Marte. Com a ajuda de um treinador virtual, vai se exercitando, cumprindo metas enquanto se diverte.  Uma assinatura do Supernatural custa US$ 19 mensais – mais barato que muita academia.

7 – Essa é perfeita para quem sempre quis fazer sua própria cerveja, mas não tinha muita paciência. Os ingleses inventaram o Pinter, um kit caseiro que permite que você faça até 10 litros por semana de diversos tipos de cerveja.

8 – Um dos segredos da NBA para conseguir manter sua bolha à prova de Covid-19 acaba de ser revelado. Chama-se Oura, e é um anel com sensor que monitora atividade cardíaca, nível de atividade, sono e até temperatura. Aqui nós falamos sobre o sucesso da realização dos playoffs da liga sob o coronavírus.

9 – Um dentista francês foi o responsável pela Wilo, verdadeira revolução na escovação de dentes. A partir de 2021, quando será lançada no mercado, ela permitirá que sequer as mãos sejam utilizadas e sem que seja necessário enxaguar. Tem até massagem gengival. Incrível.

10 – A solidão é uma preocupação para idosos em todo o mundo. Um veterinário de 35 anos que atua na indústria de tecnologia viu isso acontecer com sua mãe, que passou a desenvolver uma pré-demência. Ele teve então a ideia de criar o Tombot Jennie, robô hiper-realista que se parece, sente e se comporta como um cão, com a vantagem de que não faz necessidades. Sem dúvida, a invenção mais comovente de toda a lista, não acha?

A lista completa de invenções do ano da Time você pode conferir aqui. Tem de tudo um pouco.

Curtiu? Leia também:

O futuro (próximo) será sem carro

Que mundo será esse?

O mundo pós-pandêmico