Listas

12 dicas para lavar roupas

Nunca é tarde para aprender – mas  mesmo quem já se considera expert vai descobrir algum truque

Por 2min
19 de junho de 2020

Talvez essa lista chegue tarde para você, que se viu sozinho diante do enigma chamado “roupas sujas”. Ok, você já passou pelo período de constrangimento. Provavelmente estragou uma ou outra peça. Mas nunca é tarde para aprender. Listamos algumas dicas para lavar roupas que podem ser preciosas.

1 – Quando você compra um eletrodoméstico lê as instruções, certo? Pois faça o mesmo com as roupas que vai lavar. Em geral elas têm uma etiqueta de composição (que já ajuda) e também ícones com dicas de lavagem. Outras vezes essas informações estão silkadas nas peças. Se segui-las, não vai ter erro.

2 – Separar as roupas brancas das coloridas é o básico que até o principiante conhece. Mas não custa lembrar: cada rodada da máquina deve ir com um conjunto diferente.

3 – Você já separou as roupas brancas. Quer dar ainda mais potência ao sabão? Lança um pouquinho de água oxigenada volume 10. Funciona.

4 –  Outro detalhe importante: todo sabão, seja em pó ou líquido, precisa estar bem diluído antes de jogar a peça no balde ou no tanque. No caso dos sabões em pó, outra dica é acrescentar um pouco de bicarbonato à mistura. Ele dá mais potência ao sabão em pó. Para roupas delicadas, prefera sabão de coco líquido.

5 – Dica de Bia Lobato, gerente de Engenharia de Produto e Qualidade da Reserva: “Nunca lave jeans com peças claras”. Por conta do tingimento índigo ser natural, ele solta muito nas primeiras lavagens, e ao longo da vida, ainda um pouco.

6 – Ao lavar meias, coloque-as num saco de tecido. Isso evita que elas caiam num buraco negro e desapareçam (sim, isso acontece). Por falar em meias: nunca use água quente ara lavá-las.

7 – Bonés não devem ser lavados na máquina de lavar roupas, ou correm o risco de perder sua forma original. Uma solução, por incrível que pareça, é fazer a limpeza na lava-louças (parte superior/ciclo completo).

8 – Dica Ninja: shampoo e o condicionador infantis fazem com que as roupas que encolheram voltem a seu tamanho original. Adicione uma tampa do produto em uma tigela de água morna, mergulhe a peça por 15 minutos, seque-a com uma toalha e a estenda numa superfície horizontal até secar completamente.

9 – Nunca passe a ferro as etiquetas. Elas são de poliéster e vão acabar derretendo, o que vai incomodar o usuário.

10 – Aqui a gente já tinha dado dicas para lavar roupas por causa do coronavírus. Mas não custa reforçar:  “Sapatos não devem ser lavados com sabão na parte dos tecidos e couros, somente na sola, que tem contato com o chão. Use uma escovinha e água corrente com cuidado”, ensina Bia Lobato, gerente de Engenharia de Produto e Qualidade da Reserva. “E não deixe, jamais, calçados de molho”, finaliza.

11 – Ainda a Bia: “em tênis de lona, jamais use sabão, pois mancha. Use sempre escovinha úmida, e só. Para o solado, sim, pode usar sabão de coco e enxaguar bem”.

12 – Essa dica é especial pra quem não tem secadora em casa: a melhor calça do mundo não tem esse apelido à toa: além de todas as suas propriedades, tem secagem ultra-rápida.

Curtiu nossas dicas para lavar roupas? Compartilhe com os amigos.