Listas

7 dicas para um bom churrasco

Em homenagem ao aniversário de Porto Alegre, que tal um churrasco virtual com os amigos?

Por 2min
26 de março de 2020

pica-pau garibaldi

 

Tem quem não goste, e a gente respeita isso. Mas quem é fissurado num bom churrasco vai gostar das dicas que colhemos com dois especialistas no assunto: Marcelo Shimbo, fundador do Empório 481, especializado na produção de cortes premium, e Marcelo Malta, do Malta Beef Club e Sabor D.O.C., assador multipremiado. Mas peraí, churrasco na quarentena? Sem problemas. É só seguir o protocolo que já virou rotina, de higienização das compras. Então, em homenagem ao aniversário de Porto Alegre, neste 26 de março (parabéns pelos 248 aninhos!), vamos às dicas:

1 – Na hora de fazer compras, preste atenção à maturação da carne. “Maturação nada mais é do que um processo natural da carne, em que as enzimas da carne rompem as fibras e deixam ela mais macia”, explica Shimbo. “Entre a data de produção e a data de consumo, o ponto ideal é de 15 a 21 dias”, diz.

2 – Já reparou que algumas carnes têm pequenos pontinhos de gordura entremeados? Este é o chamado marmoreio, na linguagem de quem entende. “Esses pontinhos de gordura na carne deixam ela muito mais macia, saborosa e suculenta. Então entre uma carne que não tem nenhum pontinho de gordura entremeada e a que tem, escolha a que tem mais gordura entremeada”, indica Shimbo.

3 – Sobrou uma grana e pode fazer uma extravagância? Aposte nos cortes especiais japoneses. “São superiguarias”, garante Shimbo. A gente experimentou na última Experiência Black Friday da Reserva e assina embaixo.

4 – OK, agora você já tem a carne. Para começar a preparar, você deve ter um bom braseiro. A dica de Marcelo Malta é muito simples: “acenda seu fogo 30 minutos antes de colocar as carnes”.

5 – Essa é surpreendente e vai fazer você repensar sua vida pregressa diante de uma churrasqueira, mas até botamos entre aspas porque quem afirma é o especialista Marcelo Malta: “na hora de salgar a carne, procure usar pouco sal. Porque sal você consegue colocar, mas nunca tirar”.

6 – Deixe a carne descansar depois do fogo. “Ela vai ficar melhor de um a três minutos após sair da brasa”, garante Malta.

7 – Por último, mas mais fundamental de todas as dicas: um bom churrasco não é nada se não tiver cerveja gelada e bons amigos para acompanhar. Na ausência deles – lugar de todo mundo é em casa, neste momento -, que tal cada um fazer na sua casa e combinar um hangout virtual? E bom apetite!