Listas

8 apps contra o estresse

Listamos 8 aplicativos gratuitos que vão te ajudar a relaxar - e até a dormir - utilizando técnicas variadas

Por 2min
23 de setembro de 2020

Lá se vão seis meses de pandemia de coronavírus no Brasil – e seguimos contando, enquanto a vacina não chega. Em maior ou menor grau, a crise sanitária tirou a todos do eixo, causando uma carga imensurável de estresse, seja pela própria questão do vírus como por problemas financeiros ou de outra ordem. Sempre bom tirar algum aprendizado da situação.

Por isso listamos aqui 8 apps contra o estresse – para te ajudar daqui pra frente, mesmo quando acabar o Covid-19. Todos são gratuitos (ao menos parcialmente) e estão disponíveis para celulares Android ou iOS.

1 – Rain Rain Sleep Sounds

Nada como um barulhinho bom de chuva caindo lá fora pra dar aquele relax, especialmente na hora de dormir. Com este aplicativo (Android ou iOS), você ainda escolhe o tipo de chuva que te aconchega – e pode deixar tocando a noite toda ou ligar o timer.

2 – Headspace

Este também te ajuda a dormir, se for sua intenção. Mas ele serve para meditar a qualquer hora, ajudando você a respirar, se concentrar e manter a calma ou atenção plena. Os programas de meditação duram a partir de 2 minutos. A versão paga tem centenas de séries de até uma hora. Disponível para iOS e Android.

3 –The Mindfulness App

Válido tanto para quem está adentrando agora no mundo da mindfullness e da meditação ou para já experientes no assunto. Dá pra customizar bastante, selecionando o tempo de meditação e recebendo lembretes e instruções. Na App Store e na Google Play.

4 – Calm

Pra quem não quer perder muito tempo escolhendo, este é um dos mais populares, com mais de 700 mil reviews 5 estrelas e premiado também por especialistas. Conta com exercícios mentais para relaxamente o sono, e além das aulas traz músicas e vídeos para tornar a experiência mais fácil. Tem sessões de várias durações, ficando fácil encaixar o exercício no seu dia a dia. Em iOS e Android.

5 – Happify

Manter-se positivo é uma das soluções para combater o estresse e a ansiedade – e o objetivo deste app, que garante que 86% de seus usuários relatam sentir-se melhor em relação à vida após 2 meses de uso. Gratuito para Android e iOS.

6 – Querida Ansiedade

Por definição, ansiedade é uma preocupação exagerada com aquilo que está por vir, e isso pode trazer sofrimento emocional, físico, social, profissional e espiritual. Com exercícios de respiração e meditação, além de terapia à distância e um e-book, este app busca diminuir o problema. Mas fica o alerta (do próprio app): nenhum aplicativo é capaz de substituir a psicoterapia. Para Android e iOS.

7 – Rootd

Um aplicativo que tem como função fazer o usuário superar ataques de pânico e ansiedade, combinando um processo guiado para alívio imediato e de longo prazo. Uma página de estatísticas pessoais lista o número de ataques que você já superou. Os tópicos das lições de curto prazo incluem Dieta, Vício de Redes Sociais e um novo exercício guiado de Respiração Profunda.  Na AppStore e na Google Play.

8 – White Noise

Já ouviu falar em “ruído branco”? Segundo especialistas, trata-se de uma parede de energia sonora, que camufla o som ao redor. Funciona para quem quer dormir mas também para quem quer se concentrar durante o dia, sem a distração de outros barulhos. Versões Android e iOS.

Curtiu? Veja também:

Você faz terapia?

O homem e a pandemia