Listas

8 curiosidades sobre a pizza

No dia dela, entenda por que a pizza é italiana - ma non troppo - e a origem do termo 'acabar em pizza', entre outras.

Por 2min
10 de julho de 2020

Hoje é Dia Nacional da Pizza, viva ela! A gente já sabe que você adora uma(s) boa(s) fatia(s), mas será que sabe essas curiosidades sobre a redonda?

1 – A iguaria está associada à Itália, mas tem ancestrais em diversas regiões, como o Egito e a Grécia, cerca de 6 mil anos atrás. Chegou à Bota apenas na época das Cruzadas, através do porto de Nápoles – onde ganhou o atual formato redondo, azeite e tomate (ou seja, praticamente foi inventada na Itália, né?). A clássica napolitana até hoje é das mais apreciadas em todo o mundo.

2 – O nome pizza também não tem origem definida. Alguns dizem que vem de ‘piscea’, como a chamavam os hebreus no Egito; outros sustentam que vem do antigo alemão, ‘bizzo’, que significa tanto “morder” como “bocado”.

3 – A propósito: quando for a Portugal, peça uma ‘piza’, com apenas um Z.

4 – Voltando à Itália: no século XIX, o padeiro napolitano Raffaele Esposito criou uma versão com mussarela, tomate e manjericão, que agradou em cheio ao paladar da então rainha. E por isso mesmo ganhou seu nome, Margherita.

5 – Última de lá: ainda funciona em Nápoles a Antica Pizzeria Port’Alba, considerada a pizzaria mais antiga do mundo. Foi fundada em 1738.

6 – A primeira do Brasil foi a Cantina Santa Genoveva, aberta em 1910 no bairro do Brás (e não mais em funcionamento), uma região ocupada por italianos na virada do século passado.

7 – De acordo com dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau, os paulistanos consomem em média 700 pizzas por minuto – ou mais de 1 milhão por dia –, o que deixa a cidade atrás apenas de Nova York neste ranking.

8 – Você já se perguntou por que se diz que “acabou em pizza” quando algo termina sem solução? O termo é atribuído ao jornalista Milton Peruzzi, da Gazeta Esportiva, de São Paulo. Numa matéria que ele escreveu sobre o Palmeiras (time de origem italiana), contou que uma reunião da diretoria durou 14 horas e não definiu nada. Famintos, os dirigentes deixaram o clube e foram a uma pizzaria, onde consumiram 18 pizzas gigantes e encerraram a conversa. O título da matéria, no dia seguinte, foi: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Que tal saborear uma pizza em família? Conheça nossa camiseta “Tal pai, tal filho” em homenagem a ela. Bom apetite!