Listas

8 podcasts pra você seguir

Invenção de 2004 segue em crescimento e prova que não era só uma modinha. Veja nossas indicações

Por 2min
21 de outubro de 2020

Num belo dia de 2004, um VJ inglês criou o conceito de transmissão de áudio via RSS. Na ocasião, ainda não havia o nome “podcast” para definir a invenção. A palavra é uma combinação de Pod – “Personal on Demand” (algo como “pessoal sob demanda”), retirada do produto iPod, megassucesso da Apple, com broadcast (que em inglês quer dizer “radiodifusão”). Pronto. Assim se fez uma nova modalidade de mídia, que ao longo dos anos mostra não ser apenas uma modinha, como chegou a se imaginar. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado o consumo de podcasts cresceu 69% no Brasil, segundo apontou uma pesquisa da plataforma Deezer. Neste 21 de outubro, Dia do Podcast, listamos oito deles para você seguir. Se liga:

1 – Vamos começar com o nosso, recém-nascido. O Podcast da Reserva surgiu para ajudar a comunicar os episódios da nossa temporada de verão 21, contando bastidores e processos de produção. Já foram ao ar conversas com Luanna Toniolo, da Troc, falando sobre a Reserva Circular; com André Klein, CEO da Dalila Têxtil, sobre a camiseta Coffee (feita a partir da borra de café) e outras inovações sustentáveis; com Rodrigo Dreux, especialista em vinhos, que apresentou a estampa Vinha e deu dicas sobre o universo da bebida; e com Cesinha Feliciano, fotógrafo e aventureiro, que posou para a linha Náutico e conta altas aventuras. Mais três episódios estão no forno. Não é por nada, não, mas vale a pena o confere.

2 – O Balaio de Pais, criado em 2016, já tem mais de 30 episódios disponíveis. Como o nome sugere, a conversa reúne pais, que falam, compartilham, ouvem e refletem sobre a paternidade e seus desafios, erros e acertos.

3 – O Mamilos, apresentado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis (sempre com participações especiais), tem periodicidade semanal, e lá se discutem temas polêmicos a partir de diferentes visões, possibilitando que os ouvintes formem sua própria opinião.

4 – O Resumido é o podcast de Bruno Natal, jornalista e documentarista carioca, desde 2003 (antes da existência dos podcasts!) edita o blog URBe. Ele também é cofundador do Queremos!, e a cada episódio conecta o que considera as notícias mais relevantes da semana no universo da cultura digital, explicando como a tecnologia impacta nossas vidas.

5 – O Stock Pickers é comandado por Thiago Salomão (já falamos dele aqui). Formado em Administração, trabalhou por uma década no Infomoney, e viu surgir lá uma veia jornalística. Passou a atuar diretamente como analista do mercado financeiro, mas foi convocado para criar o podcast, que traz novidades sobre o mundo das ações com entrevistas muito qualificadas.

6 – O timaço da revista Piauí (Fernando de Barros e Silva, Malu Gaspar, José Roberto de Toledo e Bernardo Esteves) discute o que de mais relevante aconteceu na política durante a semana. A postagem do Foro de Teresina é feita toda sexta-feira, às 11h.

7 – Mais um sobre paternidade (nunca é demais): Tricô de Pais é o podcast do site Paizinho Vírgula, que conta com o criador do canal, Thiago Queiroz, além de Victor Ourives e Thiago Berto. Já são mais de cem episódios.

8 – O Café da Manhã é o podcast em parceria da Folha de S. Paulo e do Spotify, disponível de segunda a sexta-feira. Lançado em janeiro de 2019, aborda os temas mais relevantes do dia de forma leve e direta. Apresentação de Maurício Meireles e Magê Flores.