Listas

Café e cerveja: dose dupla

Listamos os benefícios das bebidas que o brasileiro mais gosta, e com uma novidade: sim, pode querer as duas

Por 2min
26 de junho de 2020

Você é dos que tomam café duplo? Ou prefere um pint (aquele copo de 400ml) de cerveja? E que tal os dois? Abaixo, uma lista de benefícios trazidos pela dupla café e cerveja:

1 – Seja qual for sua preferência, uma pesquisa americana revelou que dois copos de cerveja diários fazem crescer em 18% as chances de se passar dos 90 anos; já o cafezinho nosso de cada dia faz essa probabilidade aumentar 10% em relação a quem não toma.

2 – A parada só melhora:  quando consumida com moderação (350 ml para mulheres e 700 ml para homens por dia), a cerveja traz uma série de benefícios para a saúde. Pesquisadores descobriram que quem bebe cerveja moderadamente tem um risco 42% menor de desenvolver doenças cardíacas (mas o exagero pode inverter o jogo); a gelada também pode prevenir Alzheimer, diabetes, cálculo renal, colesterol, câncer e até caspa (!), entre outros benefícios. Mas é importante repetir: em excesso, dá ruim.

3 – Já o café – além da já citada contribuição ao aumento de nonagenários – ajuda a emagrecer, reduz as chances de cardiopatias, previne diabetes, combate inflamações e ameniza os sintomas do Parkinson. Mas também é necessário fazer um alerta: esses benefícios só acontecem se a bebida for tomada fresquinha. Nada de café requentado, portanto. E, claro, nada de exageros também: o excesso de cafeína pode causar diarreia e aumento do estresse.

4 – A cerveja – atenção, sempre com moderação! – faz com que você relaxe, produzindo um efeito similar às ondas alfa que ativam o giro temporal superior, propicionando o “momento Eureka”. Em outras palavras, sim, a cervejinha é nossa aliada na obtenção de insights criativos.

5 – A cafeína, como se sabe, pode aumentar a qualidade da performance se a tarefa em questão não exigir muito pensamento abstrato. Ou seja, a dupla café e cerveja funciona: tenha uma ideia com uma cerveja e a execute depois de uma xícara de café. 😉

6 – Como se não bastassem os benefícios à saúde, café e cerveja também têm tido um papel importante na economia: o mercado cervejeiro vinha crescendo 30% ao ano antes da pandemia; e os cafeicultores comemoraram recordes na exportação mesmo com o coronavírus.

7 – E se você é realmente um amante das duas bebidas, já pode arriscar a mistura. Existem cervejas com sabor de café dignas de prêmio. “É possível adicionar o café à cerveja em diversas etapas, em grão ou já coado, isso tudo dependendo do sensorial e do estilo que se está buscando. Cerveja e café fazem uma união muito boa”, diz o mestre cervejeiro Pedro Ribeiro.

De nossa parte, amamos café e cerveja. E apenas até dia 1º de julho tá rolando uma promoção incrível no nosso site: camisetas temáticas das duas bebidas, marcadas com o selo DOSE DUPLA, estão com 20% de desconto na compra de 2 ou mais itens.