Listas

Chinelo extra é aliado antivírus

Listamos 7 fatos para você criar o hábito de não circular dentro de casa com os calçados utilizados nas ruas

Por 2min
5 de junho de 2020 Atualizado em 23/06/2020 às 15:22

O alerta é anterior ao Covid-19, mas a pandemia só reforça: calçados carregam das ruas uma infinidade de vírus e bactérias, segundo apontam pesquisas. Listamos alguns fatos para você criar o hábito de não circular em casa com os calçados que foram para fora de casa (ou, pra facilitar: ter um chinelo só pra andar em casa):

1 – Especialistas acreditam que o coronavírus possa sobreviver por até 5 dias em solas de sapatos.

2 – Estudo realizado pela Universidade do Arizona (EUA) identificou 421 mil unidades de bactérias nas solas de calçados analisados, e outras 2.887 do lado de dentro. O projeto americano tinha o objetivo de identificar o papel dos pisantes na movimentação dos microorganismos, de chãos contaminados para outras superfícies.

3 – De acordo com os mesmos pesquisadores, lavar os calçados com detergente pode eliminar até 90% das bactérias trazidas das ruas – o que deixa outros 10% ainda persistentes. Em geral são coliformes fecais, originários de banheiros públicos e dejetos de animais.

4 – Pessoas com filhos pequenos em casa devem redobrar os cuidados, pois é muito comum que as crianças coloquem as mãos no piso e, posteriormente, à boca.

5 – Algumas culturas orientais acreditam que deixar o calçado sujo do lado de fora é uma forma de impedir que a negatividade entre em casa. Assim o lar fica protegido de energias impuras.

6 – Para quem é adepto, outra boa opção é andar descalço em casa – ou de meias –, o que tem uma série de vantagens, segundo ortopedistas.

7 – Outra vertente, porém, defende que andar descalço pode trazer problemas nos tecidos moles e nos ossos. O ideal, portanto, é retirar os calçados sempre que se chega daquela saída inevitável e ter sempre um par de chinelos extra para ficar em casa, limpinho. Um pra sair de casa, outro pra andar em casa.

Aqui falamos também sobre como desinfectar suas roupas, deixando-as livres da ameaça do Covid-19.

 

chinelo