Listas

Hambúrguer: 1 receita e 8 fatos

Conheça a história do seu sanduíche preferido e aprenda a fazer em casa, de forma rápida e fácil

Por 2min
28 de Maio de 2020

 

Neste 28 de maio se festeja o Dia Mundial do Hambúrguer. Se alguém precisava de uma boa desculpa pra consumir o sanduíche, não falta mais nada.

Em comemoração a isso tudo, listamos aqui 8 curiosidades a respeito do hambúrguer. Lá embaixo, uma receita do chef Rafael Cavalieri pra você fazer em casa – o vídeo tutorial está no nosso IGTV.

1 – O hambúrguer tem uma árvore genealógica definida: ele é descendente direto do steak tartare, que por sua vez vem de algo parecido com isso, originário da Mongólia. Os cavaleiros deixavam a carne amaciando sob suas selas.

2 – O hambúrguer hoje é conhecido como um prato de origem americana, mas a receita foi levada até lá por emigrantes alemães – mais precisamente, de Hamburgo, no século XVII. E por isso o nome.

3 – Em todo caso, a ideia de se colocar o disco de carne entre dois pedaços de pão só teria surgido em Saint Louis, durante a exposição mundial de 1904. Fletcher Davis era o nome do homem que criou tal ícone. Há quem diga que a receita já era praticada no interior do Texas, pelo mesmo cozinheiro, desde os anos 1880.

4 – Apenas em 1921, porém, com o nascimento da primeira grande rede de fast food americana – a White Castle existe até hoje –, o sanduíche se popularizou. Custava então US$ 0,05, e era entregue aos clientes dentro de um saco, como muitas marcas fazem até hoje.

5 – Sucesso, realmente, o hambúrguer passaria a viver a partir de 1937, quando dois irmãos – os McDonald – abriram uma barraquinha na cidade de Arcadia, na California, para vender seus sanduíches.

6 – Chegou ao Brasil nos anos 1950, e desde então a gente adora. Na década passada, apenas em São Paulo, o crescimento do número de hamburguerias em São Paulo foi de 575%. Tem tanta loja do ramo que já fizeram até ranking das 100 melhores.

7 – Pela cotação atual do dólar, o hambúrguer mais caro do mundo custa hoje quase R$ 30 mil. É vendido no restaurante Fleur – em Las Vegas, claro. É feito com carne de Wagyu, raça japonesa de gado de corte, e vem com uma fatia de foie gras grelhada e lascas de trufas negras.

8 – É exagero dizer que o hambúrguer, tal como o conhecemos, está com seus dias contados. Mas uma pesquisa indica que, em 2040, 60% da carne consumida no mundo não será de origem animal.

Receita:
Tonnato Burger (Chef Rafael Cavalieri)
 Para 4 pessoas
Blend: 
360g de Acém moído
360g de Peito moído
Sal e pimenta do reino
Tapenade de alcaparras:
50g de alcaparras
20ml de azeite extra-virgem
Anchoiade:
100ml de leite integral
40g de alici
1 dente de alho
10ml de vinagre de estragão
500ml de óleo de girassol
Saladinha de ervas:
1 cebola roxa em tiras finas
Salsinha, coentro e ceboulete picadas grosseiramente
Sal e pimenta do reino
Vinagre de Estragão
Azeite
Modo de preparo:
Blend: misture bem as carnes e molde os discos com 180 gramas. Temperar apenas na hora de grelhar com sal e pimenta do reino. Deixe na frigideira 5 minutos de um lado e 4 minutos do outro.
Tapenade de alcaparras: após lavar bem as alcaparras em água corrente para tirar o excesso de sal, bata na faca e misture com o azeite até formar uma pasta.
Anchoiade: deixe o alici de molho de leite durante 30 minutos. Descarte o leite. Em um liquidificador entre com 100ml de leite, o alici, o alho e o vinagre de estragão. Bata e vá adicionando em fio o óleo até alcançar o ponto de maionese.
Saladinha:  junte a cebola e as ervas em um bowl, tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre de estragão.