Listas

Quando a sala vira academia

Listamos algumas razões para você fazer exercícios físicos durante a quarentena - e também damos dicas

Por 2min
25 de março de 2020 Atualizado em 30/03/2020 às 09:37

Você pode ter passado a vida fugindo da academia. Mas, em tempos de coronavírus, definitivamente acabaram-se as desculpas: a sala de casa é a nova academia. Em curtíssimo tempo, a internet ampliou a oferta online de profissionais de Educação Física. Listamos algumas razões para você levar a sério a atividade, trazendo também algumas dicas.

1 – Ocupar-se com exercícios é, antes de mais nada, uma excelente maneira de ocupar também sua mente. Atento ao que o instrutor está falando, você não estará prestando atenção o tempo todo nas manchetes da pandemia. Acredite, isso é necessário para manter-se saudável mentalmente. Bônus: a produção da endorfina, durante os exercícios, reduz os sintomas da depressão.

2 – OK, você já leu tudo sobre o coronavírus. Então já sabe também que pessoas saudáveis são menos suscetíveis a ter complicações com a Covid-19 (a propósito: se quiser ler boas notícias, também temos). Exercícios físicos moderados comprovadamente aumentam as defesas do organismo.

3 – Se você não tinha a prática de exercícios como rotina antes do confinamento, não precisa se transformar no atleta que nunca foi de uma hora para a outra. Comece aos poucos. Dez minutos é melhor do que zero. Vá aumentando aos poucos, de acordo com sua disposição.

4 – Se sua desculpa para procrastinar for dizer que a casa é pequena, invente outra. Exercícios de agachamento, por exemplo, se fazem em qualquer metro quadrado. Qualquer cantinho serve, é só afastar os móveis com quina e retirar os tapetes. A parede pode servir como apoio para isometria.

 

 

5 – Tem dúvidas sobre posturas, por exemplo? Profissionais como Guilherme Barão criaram grupos de Whatasapp – o dele se chama “Treinando em casa” – e podem auxiliar.

6 – O cantor Lucas Lucco lançou um desafio chamado “Quarentena saudável”. A cada dia, um novo vídeo é postado no Instagram com exercícios para serem feitos em casa. Ele convida profissionais para falarem sobre os exercícios.

7 – Se sua vibe é mais de yoga, a professora Adriana Camargo tem dado aulas ao vivo em seu perfil no Instagram. Você também pode optar por aplicativos, como o Zen (versões para Android e iPhone), que também ajuda a meditar.

8 – O Pilates também é uma boa opção para espaços reduzidos.

9 – Várias academias estão subindo aulas diariamente em seus canais no Youtube ou no Instagram. São os casos da Exata Fit, da Bhappfit (você também pode entrar no grupo silencioso do whatsapp onde rolam trocas de informações), da Forma Total, da CP Training e da Bodytech.

10 – O canal Exercícios em Casa, no Youtube, tem opções para várias quarentenas.

E aí, bora malhar?