Listas

Você sabe tudo sobre futebol?

Listamos 11 (claro!) curiosidades sobre o futebol, que festeja seu dia neste domingo. Teste seus conhecimentos

Por 2min
19 de julho de 2020

Neste domingo se comemora o Dia Nacional do Futebol. A data faz referência à fundação do primeiro clube dedicado ao esporte no Brasil, o gaúcho Sport Club Rio Grande, há 120 anos. Pra festejar, listamos 11 (claro!) curiosidades sobre o assunto que é quase uma religião para a maioria dos brasileiros.

1 – Já ouviu falar em Oswaldo Gomes? Pois deveria. Foi dele o primeiro gol da história da pentacampeã Seleção Brasileira. Foi em 21 de julho de 1914, no Estádio das Laranjeiras, contra o Exeter City, time profissional da 3ª divisão inglesa, que fazia uma excursão à América do Sul. Na vitória por 2 a 0, marcaram Oswaldo, aos 28, e Osman, aos 36.

2 – O desembarque do esporte bretão no Brasil, porém, aconteceu 20 anos antes, em 1894. Como se sabe, trazido por Charles Miller, anglo-brasileiro nascido em São Paulo. Ele tinha 20 anos de idade quando voltou da Inglaterra, onde morou por 10 anos. Trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.

3 – Além dos itens de futebol, Miller também foi o introdutor do rúgbi e do pólo aquático no Brasil. Claro, sem o mesmo sucesso.

4 – Temos alguns dos melhores jogadores, mas também “o pior time do mundo”. O Íbis Sport Club, de Pernambuco, ganhou o apelido após passar 3 anos e 11 meses sem vencer, nos anos 80. O feito foi registrado no Guinness, o Livro dos Recordes. Hoje em dia, o clube usa o epíteto pejorativo como ferramenta de Marketing.

5 – A maior goleada já registrada em solo pátrio foi em 1909, na vitória de 24 a 0 do Botafogo sobre o Mangueira (que nada tem a ver com a escola de samba, e encerrou suas atividades em 1927).

6 – Em números absolutos, Gabigol é o jogador mais caro já comprado por um clube brasileiro. Na transferência da Inter de Milão para o Flamengo, em janeiro deste ano, o valor foi de R$ 78,6 milhões.

7 – Entre a final da Copa de 50, entre Brasil e Uruguai, e a de 2014, entre Alemanha e Argentina, o Maracanã encolheu, após sucessivas reformas. Na primeira final, estiveram oficialmente 199.854 pessoas; na segunda, 74.738 – 125 mil a menos.

8 – E o maior ganhador de títulos do Brasil é o… ABC de Natal. O alvinegro potiguar coleciona 55 troféus de campeão estadual.

9 – Pelé é o maior artilheiro brasileiro (e do mundo), com 1281 gols; já Mazaropi, que defendeu o Vasco, é o goleiro que permaneceu mais tempo (1.816 minutos) sem levar gols. Aconteceu entre os campeonatos cariocas de 1977 e 78. Também é um recorde mundial.

10 – Por falar no rei: em 2002, uma camiseta usada por Pelé na final da Copa do Mundo de 70, quando o Brasil ganhou o tri, foi leiloada por 157 mil libras, o equivalente hoje a mais de R$ 1 milhão.

11 – Você pode ter até intimidade, mas será que sabe as medidas dela? A bola oficial pesa entre 410 gramas e 450 gramas (no começo da partida) e tem uma circunferência entre 68 centímetros e 70 centímetros.

Já conhece a coleção de camisetas de futebol da Reserva? Clique aqui para ver todas elas.