Masculinidades

Bora ser um homem que cuida?

Série de desafios propostos pelo Papo de Homem começa com a adoção de tarefas e gestão domésticas

Por 2min
28 de julho de 2020

No Dia do Homem, o Papo de Homem trouxe uma série de reflexões sobre masculinidades. Em sua ‘invasão’ no Instagram da Reserva, o grupo – responsável pelo filme “O Silêncio dos Homens“, entre outras ações de impacto – propôs uma série de desafios. Vamos reproduzir aqui todos eles, que têm como objetivo ajudar na construção de um futuro de mais equilíbrio para todos e todas.

O primeiro da série parte da seguinte pergunta:

Qual tarefa doméstica você realizou hoje? Cuidar da casa e dos filhos é menos sobre teorias e mais sobre a mão na massa.

Alguns dados: 

Segundo o IBGE, os homens gastam em média 11 horas semanais com afazeres domésticos, e as mulheres, 21 horas. Muitos caras deixam a pia suja, cueca no chão e cama desarrumada. Mal sabem fazer a própria comida e não trocam a fralda dos filhos. 

Bora ser um homem que tem orgulho em cuidar? Que sabe manter a casa limpa, que dá show na cozinha e tem toda a dedicação do mundo com os filhos?

Desafio para a mudança: 

Pra quem mora com uma companheira, sugerimos passar *7 dias* liderando todas as tarefas e a gestão doméstica, sem avisar que é um experimento. Observe e aprenda a quantidade de trabalho invisível que é necessária pra manter uma casa bem cuidada. Esse é o caminho pra entender o conceito de “carga mental”.

Daqui a sete dias – não por acaso – voltamos com o próximo desafio, combinado?