No Dia do Homem, o Papo de Homem trouxe uma série de reflexões sobre masculinidades. Em sua ‘invasão’ no Instagram da Reserva, o grupo – responsável pelo filme “O Silêncio dos Homens“, entre outras ações de impacto – propôs uma série de desafios. Vamos reproduzir aqui todos eles, que têm como objetivo ajudar na construção de um futuro de mais equilíbrio para todos e todas.
Semana passada começamos com o desafio de cuidar da gestão e das tarefas domésticas por 7 dias. A gente espera que você tenha passado por ele sem maiores problemas.
Hoje nossa proposta é parar de fazer e rir de piadas homofóbicas ou machistas.
Atualmente, qual sua reação quando alguém faz uma piada cheia de preconceito ao seu lado?
Vamos aos dados:
– a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil (Fonte: Instituto Maria da Penha).
– A cada 27 horas uma pessoa LGBT é assassinada por ser LGBT, no Brasil (Fonte: GGB/2018).
Você quer ser parte da solução ou parte do problema? Como homens, é importante conhecermos os dados e contexto dessa situação complexa. É claro que piadas machistas e homofóbicas sozinhas não matam. Mas elas são parte de uma cultura que desumaniza e valida microagressões, abrindo caminho para estatísticas como estas.
Desafio para a mudança:
Que tal convidar um amigo e se ajudarem a ficar 30 dias sem fazer, rir ou compartilhar nenhuma piada desse tipo? Vale o teste em casa, na empresa e também no grupo de Whatsapp dos amigos da pelada. Dê um basta ao preconceito.
Semana que vem voltamos com um novo desafio, combinado?