Ser

Let’s go!

Letícia Franco, gerente de Trade Marketing da Reserva, fala de seu amor pelo varejo e por pessoas

Por 2min
15 de abril de 2020

Letícia Franco ama estar na rua – ou no shopping –, de preferência com muito movimento, sempre rodeada de amigos, ou viajando (“toda economia que eu faço é pra conhecer o mundo”). Formada em Jornalismo, desde a época de estágio colocou os dois pés no varejo, primeiro como assessora de imprensa de marcas e depois como responsável pela comunicação de shopping centers.

Há cinco anos, foi convidada para integrar o time da Reserva – eram então cerca de 40 lojas, e hoje são mais de 100. No ano passado, Let recebeu o título de “notável” – nome dado aos funcionários que se destacam, criando um legado, e são alçados à condição de sócios da empresa, recebendo uma participação.

– Sou uma pessoa de pessoas, extremamente ligada a gente. Me energiza. Também amo aquela loucura das datas comemorativas. Amava fechar o shopping no dia 24 de dezembro, ver aquela correria no dia 31, todo mundo saindo feliz com o que estava comprando – conta.

Fica fácil imaginar que o período de quarentena seria um pesadelo ainda maior para ela, não fosse o trabalho. Gerente de Trade Marketing – setor responsável pela comunicação com os pontos de venda –, mesmo com as lojas fechadas não tem faltado é assunto para ela tomar conta.

Quando a vida seguia seu fluxo normalmente, era seu time o responsável, entre outras tarefas, por ações de encantamento dentro das lojas. Por exemplo, aquela cervejinha que está sempre esperando o cliente da Reserva. Enquanto a cerveja fica gelando mais um pouco, a marca criou o projeto Somos Todos Vendedores, ligado ao departamento dela e tocado por Ian Coutinho.

– É um projeto que permite que nosso time de vendas atue na internet com novos clientes, postando em suas redes sociais, e também com clientes fidelizados que querem comprar online – explica. – Damos um benefício para os clientes experimentarem todos os nossos canais dessa forma. O projeto começou no ano passado, com alguns vendedores, mas agora expandimos para toda a rede e para a sede. Com isso, amigos e familiares, que sempre pedem um descontinho na marca, conseguem ter, e nosso time se torna oficialmente vendedor, sendo comissionado a cada venda.

Amo aquela loucura das datas comemorativas. Fechar o shopping no dia 24 de dezembro, ver aquela correria, todo mundo saindo feliz com suas compras

Letícia até se emociona ao ver a proporção que a coisa tomou e a solidariedade que nasceu do projeto. Como os funcionários da sede tiveram sua renda mantida, muita gente tem optado por doar seu comissionamento para um fundo, que será dividido entre todos os vendedores da rede, que fazem parte de seus salários de acordo com o desempenho em vendas.

– Isso é muito legal e emocionante, ver a solidariedade e a união. Temos um grito de guerra no varejo que é muito forte e simbólico agora: “Um a um se faz união, sozinho não consigo, não”. E é assim que temos feito, cuidando de cada pessoa, seja cliente, amigo ou funcionário – diz.

A propósito: quem usar o código da Let em suas compras – RSV1077 – recebe 20% de desconto mais o frete grátis (ela está doando sua comissão para o fundo). Gostou do look que ela está vestindo? É só clicar sobre as fotos que você vai parar direto na nossa loja online.

E depois, quando tudo isso passar (vai passar!), você encontrará a Let por aí, em alguma loja.

– Quero muito estar com minha família toda, visitar minha avó, abraçar minha mãe, meu pai, irmão e sobrinhos. E também ver o momento de abrir as portas das nossas lojas. Aquele momento simbólico, sabe? Me arrepia só imaginar a porta subindo e a vida voltando ao normal.