Ser

Voa, Degrossi!

Você possivelmente já consumiu algum produto desenhado por ele: conheça o designer Fernando Degrossi

Por 2min
8 de abril de 2020

Talvez você não saiba, mas já deve ter consumido algum produto com assinatura do designer Fernando Degrossi: uma garrafa de Heineken, alguma camiseta da Reserva (por exemplo, a que ele veste nas fotos deste post), ou quem sabe até mesmo andou num avião envelopado por uma arte sua (em 2014, uma das aeronaves que levavam a seleção brasileira durante a Copa do Mundo foi desenhada por ele).

Aos 40 anos, pai de duas filhas – ele não abre mão de levá-las e buscá-las na escola diariamente –, Degrossi acaba de abrir um negócio próprio. Depois de três anos de carreira solo (por outros 15 teve uma sociedade), lançou a agência Voadora. A nova empresa quer se destacar no mercado abrindo todos os seus processos de criação para os clientes.

– Sempre que você deseja sucesso para uma pessoa, você deseja: “voa”. É para ser um pé no peito da mesmice. O símbolo é uma asa de mosca, pra simbolizar o zumbido que incomoda – explica Fernando, que em tempos de paz utiliza a natação como uma espécie de meditação.

Sua relação com a Reserva começou quando a marca lançou uma coleção 365 com pica-paus. Ele mesmo acabou criando alguns, entre eles o best seller Pica-pau cerveja, em parceria com o Mondial de la Bière.

– Sempre achei muito legal a Reserva se definir como marca de comunicação, além de moda. Eu também acho que é um conceito do design dar uma interpretação diferente do que já existe, nada mais é do que juntar coisas. E me encantei por aquilo – diz.

Degrossi assinou a identidade da barbearia Corleone. Foi nessa ocasião que, apresentado por Bruno van Enck (dono da barbearia), conheceu Rony Meisler, CEO da Reserva. Em uma hora, antes do encontro, tinha desenhado um pica-pau utilizando artefatos de barbearia, que apresentou. Imediatamente ganhou dele a admiração e encomendas.

 

Estou sempre tentando me manifestar, mostrar minha criação, minha arte. Mas tão importante quanto o que você faz é pra quem você faz

O layout do 2minutos, a propósito, é uma de suas entregas mais recentes.

O designer soube aproveitar oportunidades assim ao longo da carreira. Entre 2013 e 2018, dedicou parte de seu tempo para participar de concursos internacionais. Foi o caso do design gráfico da garrafa de Heineken quando a cervejaria holandesa completou 140 anos; em 2014, foi um dos vencedores do concurso para envelopar os aviões que transportaram a seleção; em 2015, ficou entre os 3 vencedores de um concurso de reinterpretação de Peantus; em 2016, foi dele o pôster oficial do torneio de tênis de Wimbledom; e ano passado emplacou um artwork para ilustrar caixas retrô do uísque Johnnie Walker, em comemoração aos 200 anos da marca.

– Estou sempre tentando me manifestar, mostrar minha arte, minha criação, minha visão de alguma forma. Quando você expõe na sua rede é uma coisa, mas quando uma outra marca expõe… Tão importante quanto o que você faz é pra quem você faz. O que você faz é a raiz, mas a folhinha da árvore é a marca que vai mostrar, é a ratificação da sua arte – avalia.

E por falar em marca: vem aí a lojinha de Fernando Degrossi na Reserva INK. A plataforma dedicada a micro e pequenos empreendedores tem a vocação natural de reunir artistas também, é claro.

E, melhor: quem aderir durante o período de quarentena tem 40 dias gratuitos para testar o serviço da INK. A ideia é que cada um crie sua própria loja online e venda direto para seus clientes finais, em escala, sem precisar se preocupar com produção, estoque, faturamento e logística.